1 de out. de 2012

Outubro Rosa


Conhecido internacionalmente como Outubro Rosa, o movimento chegou com a intensão de divulgar a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama. Mundialmente é a neoplasia mais freqüente entre as mulheres totalizando mais de 1,2 milhões de casos novos por ano.


Marcado pela iluminação cor-de-rosa de prédios e monumentos, como a Torre de Pisa e o Coliseu, na Itália e o Arco do Triunfo, na França e a Casa Branca nos E.U.A , o movimento veio ao Brasil no ano de 2006. Em 2008 a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mulher - FEMAMA iluminou oito monumentos no país alertando as mulheres brasileiras de que somente a mamografia é capaz de detectar pequenos nódulos. Mais de 50.000 mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil.



“Iluminar significa jogar luz em um assunto que tanto assusta as mulheres, mas o cor-de-rosa sinaliza que este medo pode ser amenizado pela realização dos exames para o diagnóstico precoce: o exame clínico das mamas, por médico ou enfermeira, e a realização da mamografia”

Quando a doença é diagnosticada no início, a chance de cura é de 90%!

Até a próxima,
Time Princesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário